Marketing de performance: entenda o que é e como fazer

Trabalhar com marketing é andar de mãos dadas com planejamento, ações e mensurações de resultados. O marketing digital trouxe muitas facilidades a quem é deste segmento, já que com a tecnologia é possível mensurar os resultados de forma prática e eficiente, obtendo dados reais e em poucos cliques.

Tudo o que é feito na internet pode gerar dados: sites acessados, cliques de compras, busca no Google, fechar anúncios… todas essas ações são monitoradas, e com o marketing de performance você tem acesso a essas valiosas informações.

Portanto, o marketing de performance nada mais é do que um segmento do marketing digital focado em informações que gere resultados concretos. Então, se você procura por soluções realmente efetivas para a sua empresa, continue a leitura e aprenda de uma vez por todas sobre o marketing de performance!

Quais as vantagens em usar marketing de performance?

Uma das principais vantagens é saber exatamente onde suas campanhas estão sendo efetivas ou não, e de qual lugar estão vindo seus leads. Com o marketing de performance bem estruturado e os relatórios completos, você consegue gerar melhores resultados para cada uma delas.

Ele é essencial para profissionais preocupados com a jornada de compra do cliente ou quem quer entender quais ações geraram mais resultados, já que é possível entender em que momento o cliente abandonou o carrinho de compra, por exemplo, e gerar um remarketing convidando-o para voltar e concluir a compra.

Outra vantagem é que você não precisa esperar que uma campanha acabe para ter essas respostas, afinal, é possível gerar relatórios semanais e mudar a estratégia caso ela não esteja funcionando tão bem, sem prejudicar seu orçamento.

As informações que podem ser mensuradas vão desde o custo por cliente, o retorno por investimento ou até mesmo a análise do seu site, para que assim seja possível entender qual parte gera mais acessos ao seu site. Estes resultados vão gerar ações mais efetivas, pois você sabe exatamente o que fazer para atingir cada pessoa.

Com isso, além de gerar mais acessos você pode reverte-los em clientes, e os mais importante: é possível mantê-los com a ajuda das informações do seu estudo de marketing de performance.

Seu departamento sabe hoje em qual etapa o cliente desiste da compra? Quanto tempo leva o carregamento de cada página do site? A página usa SEO para otimizar as buscas orgânicas no Google? Isso tudo é muito importante para resultados positivos e devem fazer parte das suas métricas.

Quais objetivos podem ser atingidos com ele?

Quem não deseja mais visitantes em seu e-commerce ou site, ou mais leads e clientes? É com as métricas que você vai gerenciar seus resultados de acordo com os objetivos da sua empresa. No entanto, você sabe quais objetivos são mais importantes? São eles:

  • aumento de tráfego no site;
  • aumento de leads;
  • aumento de vendas;
  • relacionamento com cliente.

Além disso, é essencial ter conhecimento das etapas de funil e, assim, contar com as mensurações certas em cada momento. Como você vai fazer para atingir estes objetivos é o próximo tópico desse artigo: as métricas.

Quais métricas usar para mensurar resultados?

Antes de implementar o marketing de performance é importante aprender sobre as métricas que vão ser analisadas, como ROI, CAC e LTV. Entenda como funcionam.

ROI

O Retorno Sobre Investimento (ROI) é a primeira métrica essencial de uma boa estratégia do marketing de performance, afinal, ele é quem vai mostrar quanto dinheiro a empresa perdeu ou ganhou com os investimentos feitos, seja em anúncios (Google Ads e Facebook Ads), novas ferramentas adquiridas etc.

Com os dados de ROI explícitos é possível entender o que gerou mais lucro e, com isso, investir de forma eficiente onde há retorno de acordo com as suas necessidades.

Existe uma fórmula muito simples para calcular o ROI:

ROI = Receita – Custo ÷ Custo

CAC

Você sabe o quanto gasta por cliente? O Custo de Aquisição por Cliente (CAC) é o que você precisa saber para ter essa resposta. O CAC é uma métrica essencial para mensuração da saúde financeira da sua empresa. Ele calcula o custo de aquisição de novos clientes e o investimento médio direto para conquistar esses clientes.

Ele é calculado somando o conjunto de investimentos feitos em marketing e vendas, para assim converter um usuário a se tornar cliente, dividindo pelo número de clientes conquistados no período.

A fórmula para calcular o CAC seria:

CAC = Investimento em Marketing + Investimento em Vendas ÷ Número de Novos Clientes

LTV

O Lifetime Value (LTV) entra como uma métrica que valida a importância de manter o bom relacionamento com o cliente e mensurar o tempo de vida deles em sua empresa.

Aqui você vai entender o quanto cada cliente irá trazer de retorno para a empresa a partir do momento de compra e traçar ações para manter esse contato, para assim gerar ainda mais retorno.

O mais eficiente no caso das métricas é ter os objetivos mensuráveis e bem específicos, assim, você vai saber exatamente como tomar a decisão de mudança e se os seus esforços estão valendo a pena.

Para calcular o LTV, você pode seguir o modelo:

LTV = (Ticket Médio × Média de Compras Por Cliente a Cada Ano) × Média de Tempo de Relacionamento

Como implementar o marketing de performance?

Agora que você já compreendeu a importância do marketing de performance e entendeu que a sua empresa precisa dele para ter excelentes resultados, é preciso aplicá-lo! Mas como fazer isso?

O marketing de performance precisa de tempo, dedicação e estudo para que as informações não sejam perdidas. Com isso todos os detalhes devem ser analisados e documentados para que as respostas sejam concretas e efetivas, afinal, ninguém quer um resultado errado de campanha ou até mesmo efeito nenhum.

O planejamento e a organização também devem fazer parte da rotina de quem trabalha com essa etapa, afinal, de nada vale um anúncio com investimento se você não tem noção das impressões que ele está gerando, dos cliques ou das vendas que está trazendo. Por isso, seja organizado e analítico nesse processo!

Também é preciso ir além dos relatórios gerados através do Facebook ou Google Ads. Você precisa ter os referenciais certos para a sua empresa em um único lugar a fim de facilitar a sua análise a cada campanha. É por isso que existem as ferramentas de automação.

Com o propósito de não deixar escapar dados importantes do marketing de performance é que foram criadas ferramentas como a Admotion, com o objetivo de fazer o trabalho de maneira minuciosa e essencial para o sucesso das empresas.

Quer saber mais sobre essa ferramenta? Entre em contato conosco e conheça as vantagens!